quinta-feira, julho 21, 2005

 

Sonho de Consumo - Parte II

José Dirceu é uma das pessoas que mais admiro na política. E continuo admirando. Eis alguns relatos dele frente à crise.

Não há rigorosamente nada contra mim. Nada. Agora, eu tenho até um atestado de idoneidade, depois do depoimento do Cachoeira na CPI dos Bingos. Eu já tinha esclarecido tudo àquela época. Na CPI estadual também fiquei limpo. Não devo nada.

Vou dizer o óbvio: não tem mensalão algum, nunca teve e tenho certeza de que nunca haverá. Um esquema corrupto desse seria inadministrável! Isso é loucura, fantasia pura.

Agora, não adianta chorar. Eu tenho falado para os companheiros. Quem pegou dinheiro para campanha tem de assumir. Não adianta negar, porque mais tempo menos tempo isso virá à tona e não adianta mentir. O pior é parecer que foi mensalão ou dinheiro de corrupção. Não foi. Os deputados do PT que sacaram o dinheiro no banco fizeram isso para as campanhas do partido.

O que tem de mudar é o sistema político-eleitoral. As campanhas ficaram caras, o preço da democracia ficou muito alto, ninguém suporta os custos de uma campanha.

Tenho uma lista das nomeações que o Jefferson queria que fizéssemos e que não fizemos porque os indicados não tinham reputação ilibada.

Nunca demos nenhum ministério com porteira fechada: a diretoria era sempre pluripartidária, para evitar conluio, para que um controlasse o outro. Sempre se queixavam de que nós dávamos a presidência, mas segurávamos algumas diretorias, para controlá-los. Como é que agora viramos corruptos? Isso não faz sentido.

Vamos ter muita luta pela frente. Mas eu sei lutar. Quando se tem o bom propósito na cabeça, a força não nos abandona.

Mais informações no link: Vermelho

quarta-feira, julho 20, 2005

 

Menos novela, mais LEITURA!

Há algum tempo atrás, criou-se uma discussão neste blog. Acho que alguns pontos de vista foram extremados, fugindo um pouco do intuito da postagem. Aproveito a deixa de um comentário para voltar ao assunto.

Quando reivindico menos alienação e mais consciência crítica da realidade, não é com o intuito de, assim como Fidel e Che em Cuba, criar uma revolução. Acho que a nossa atualidade não nos permite, pela obviedade que seríamos taxados como novos terroristas.

Aonde quero chegar, quando reivindico menos novela e mais leitura, é um ponto. Saber o que fala quando for emitir sua opinião. Todo mundo gosta de opinar, todo mundo adora saber de tudo, dar conselhos, formular teses. O problema é quando essas teses não são formuladas, mas apenas repetidas, iguaizinhas às que a grande mídia deseja.

Essa é a questão. Entender o que rola por baixo do pano, como funciona realmente a política, as instituições, as ‘sacanagens’, para então defender um ponto de vista... Li uma vez alguém explicando o comportamento de um conhecido: “Ele é um conservador sem causa”. Achei ótimo... Bom, esse era o ponto. E para chegar a ele, não existe outro caminho senão a leitura, a pílula azul do filme MATRIX. Leitura certa, diga-se de passagem... Maquiavel é uma boa indicação de livro. Carta Capital e Caros Amigos, boas revistas. Sites, eis listados ao lado esquerdo deste blog. Abraços...

segunda-feira, julho 18, 2005

 

Reforma Política, pelo amor de Deus!

O que eu acho dessa lama toda que invadiu os noticiários?
Bom, para início de conversa, que uma reforma política é essencial. Não dá para governar o país trocando cargos e benefícios por apoio no Congresso. O engraçado é que ninguém está nem aí se o que vai ser votado é bom ou ruim para o Brasil. O que importa é o PODER.

Isso que acontece no Congresso, com os deputados, é o que acontece em cada câmara municipal. Por exemplo. Se a oposição, em minoria logicamente, apresentar um projeto de lei que beneficie a cidade, não será aprovado. Não importa. E sabe por quê? Por que futuramente este político desejará divulgar em campanha o que realizou. Ou porque nos noticiários será publicado esta façanha, dentre outras respostas que ainda não conheço...

Voltando ao exemplo do Congresso. Imaginem se a oposição, liderada pelos tucanos, apoiariam reformas que demonstrariam o quanto o governo Lula é melhor do que o FHC. E as eleições de 2006, como ficariam? Ah... Sem contar os que não sabem nem em que lado da cama dormem. Eles querem barganhas, possibilidades, PODER. Aí sim eles vão dedicar seu voto, com todo carinho, a uma causa.

Por isso não me impressiono com o que está sendo divulgado. A diferença é que a oposição de Lula tem mais poder do que enquanto estava na oposição. Uma frase do presidente do PCdoB, Renato Rabelo, traduz o significado político das CPIs: “Os que hoje votam a favor da CPI são os mesmos que durante os oito anos de tucanato, não permitiram que nenhuma CPI fosse aprovada”.

Cabe aqui ressaltar outra explicação de Rabelo. Tão logo o governo petista recebeu as denúncias de corrupção, Lula convocou o Ministro da Justiça e solicitou que tudo fosse averiguado a fundo, através da polícia federal. A relutância em ter uma CPI era do cunho político para qual viria a ser utilizada. Quer palhaçada maior do que ver, diariamente, ninguém menos do que ACM Neto julgando o PT e seus dirigentes? PFL, PSDB, PTB de Jeffersom... E as propagandas do Severino Cavalcanti??? Vocês devem estar de brincadeira!!!

Ah... Para finalizar, FHC mostrou muito bem qual é o seu interesse, ao dizer, à revista Exame, que ele é um símbolo do Brasil que corre o risco de se autodestruir. Por isso, recomenda que Lula deveria desistir da reeleição para se revestir de superpoderes e assim "levar bem o Brasil". Tem algo mais claro do que isso???

quinta-feira, julho 14, 2005

 

Se a elite tivesse os mesmos 'direitos' que o povo...

Ri, mas ri muito nesta manhã. Primeiro ao dar uma espiada no Bom Dia Brasil, da Globo, e ouvir o advogado da Sra. Darlu, Eliana Maria Piva ALBUQUERQUE, reclamar: “É um absurdo a prisão dela, a forma como foi levada pelos policiais”. Desculpem-me, mas ela devia era ter sido tratada igual aos milhares de ladrões que roubam quantias bem inferiores e que são xingados, maltratados e jogados em canis.

Depois, ao folhear os jornais, ao ler: “”Parece que o PT está tão enraivecido que decidiu atacar o coração da elite brasileira (...). Toda a elite vai se sentir agredida, como eu estou me sentindo”, da empresária Yara BAUMGART.

Ou: “Se todo mundo resolver vasculhar a vida de todo mundo, sempre vai acahar algo errado, porque vivemos num país de 300 mil taxas”, da arquiteta Cecília Neves.

Sabe o que me impressiona? Não estamos falando de trocados, desviados para matar a fome dos herdeiros ALBUQUERQUES. Estamos falando de sonegação e contrabando, milhares de dólares desviados dos cofres públicos para estes digníssimos empresários.

Se tem uma entidade que tem promovido orgulho aos brasileiros é a polícia federal. O problema é que, em breve, vão levantar suspeitas de corrupção no comando desta entidade. É aguardar para comprovar...

Em tempo: na Carta Capital da semana passada, Mino faz uma comparação mais que oportuna: Roberto Jeffersom com Carlos Lacerda. Melhor impossível... Outra: quem será que inventa esses nomes das operações da Polícia Federal? Operação Gafanhoto, Operação Narciso... Será que eles têm algum departamento de marketing? Criatividade 10!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?