terça-feira, maio 03, 2005

 

A Favor da Maré... Da Manipulação!


Veja: isso é imparcialidade???

Qualquer milionário que preze seu poder sabe da importância
em comprar um veículo de comunicação


Mais de 900 mil assinaturas. Venda avulsa estimada em quase 200 mil. Todas essas pessoas jogam fora, semanalmente, cerca de R$ 7,00. Caro para o nível de notícia publicado na Revista Veja.

Eu cresci com meus pais assinando essa revista. Eu a considerava boa, não imaginava que existia esse negócio de manipulação e omissão, imaginava que a tal da imparcialidade existisse. Pura balela! Se o curso de jornalismo me ensinou pouco, esta foi uma das grandes pérolas.

Se está difícil entender o que escrevo, analise o poder que os empresários de comunicação detêm. Se o Silvio Santos começasse a falar a cada domingo: o Lula não presta, na próxima eleição votem no Fernando Henrique Cardoso, pode ter certeza que a sua avó seria a primeira a distribuir santinhos a favor do nosso péssimo ex.

Se achou o exemplo do Silvio Santos simplório demais, eu o acho perfeito. As pessoas que ainda lêem Veja, no mínimo, conhecem muito pouco a realidade em que vivemos. Podem ser empresários, engenheiros, administradores, o que for. Doutores em suas profissões, mas pouco conhecimento nas áreas humanas.

Qualquer milionário que preze seu poder sabe da importância em comprar um veículo de comunicação. Qualquer presidente que queira se manter bem no governo, sabe da importância em oferecer todas as regalias a estas empresas (como o FHC que salvou a Globo, dentre outras, ao alterar a legislação brasileira e permitir que 30% das ações fossem compradas pelo mercado internacional).

Esta é a realidade. As grandes empresas e agências de comunicação defendem os interesses do seu empresariado. E os jornalistas, pobre-coitados, além de ganharem pouco, tendem a nadar a favor da maré. Conheço muitos amigos desiludidos, mas, sinceramente, acho que o preço é muito alto. Optei por esta profissão por achar que poderia sim, fazer algo pelo mundo (rs). Acho que vou virar professora.

Em tempo: se o jornalismo foi criado para informar a população sobre seus direitos, sobre as atitudes daqueles que detêm o poder, servir para a população e não para meia-dúzia de gatos pingados, julga-se jornalista quem fere esse princípio?

“Mas não deixa de ser deprimente a existência de gente que tope assinar uma peça totalmente editorializada e anti-jornalística, apenas para manter seus proventos no fim do mês. É certo que a vida anda difícil, mas tem um pessoal que pega pesado.” Gilberto Maringoni, em artigo para a Agência Carta Maior.

Inspire-se:
Quem Precisa de Veja?
Os assinantes pagam, a Veja mente
FARCs desmoralizam Veja

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?