terça-feira, maio 10, 2005

 

Mídia: O Quarto Poder

“Seis grandes empresas controlam quase toda a mídia mundial”

“É necessário que ocorra a democratização das informações. Atualmente a forma de promover isso é através de páginas na internet e de veículos alternativos, que se disponham a mostrar uma outra visão sobre os assuntos abordados pela grande mídia”

“É o capital das empresas dos Estados Unidos que financia os grupos de comunicação”

Fazendo Media entrevista o escritor paquistanês Tariq Ali

“Quanto à imprensa escrita, as mesmas famílias continuam a ser proprietárias dos maiores conglomerados da mídia. Terminou a censura externa (ditadura), passando os proprietários privados desses meios a usar, conforme seus interesses e critérios, os espaços de expressão de seus jornais e televisões”

“Uma liberdade condicionada pelo filtro de meios de comunicação diretamente dependentes das agências de publicidade e das empresas que costumam anunciar – dentre elas, as faculdades privadas, as empresas de telefonia, os bancos – de que são caudatários”

Artigo do escritor e professor Emir Sader para a Agência Carta Maior

“A transformação dos veículos de comunicação em grandes empresas, com interesses que vão muito além daqueles propriamente midiáticos, fez da informação, definitivamente, uma mercadoria regida pela lógica que comanda o mundo do lucro.”

“As manipulações, as mentiras e a banalização de acontecimentos importantes passaram a fazer parte da rotina da grande imprensa brasileira e mundial.”

“No Brasil, a cobertura política dos grandes veículos nos últimos anos mal consegue disfarçar seus interesses econômicos e políticos. E esse poder se concentra nas mãos de algumas poucas famílias.”

Artigo de Joaquim Palhares, secretário-geral do Observatório da Mídia no Brasil

Para quem quiser acessar bons sites, indico os que estão ao lado esquerdo deste blog.

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