domingo, maio 01, 2005

 

Não Perca Este Pôr do Sol

O diferencial está nos diálogos e a forma como você é inserido na história

Escolher um filme na locadora é quase um martírio. Ou vou decidida ao quê locar, ou passo horas lendo e analisando cada uma das opções que me atraem. O problema é que se peço ajuda ao locatário, este sempre me indica um blockbuster, com aquele enredo mais que manjado, cenas rápidas e diálogos pobres e escassos.

Ontem, fui decidida a locar ‘Máfia no Divã’. Uma boa comédia... O engraçado é que sou tão besta para assistir filmes... Rio ou choro muito... Neste, apesar do meu péssimo estado de espírito (voltei a ficar triste ao perceber que assinei meu atestado de burrice mais uma vez. Mas já está passando...) ri muito... Robert De Niro é um show à parte. Acho que até locarei o segundo.

Mas escrevo hoje para indicar um segundo filme: “Antes do Pôr do Sol”. Que obra belíssima. Simples e extremamente profunda. Os diálogos, as interpretações, a forma como o filme te induz ao íntimo dos dois personagens principais...

Temo em escrever sobre a história e estragar as expectativas, mas creio que posso adiantar algumas coisas. Este é a continuação do “Antes do Amanhecer”, quando dois jovens se encontram em Viena e, antes de cada um seguir seu rumo, ficam juntos até o nascer do sol, mas com a promessa de se reencontrarem seis meses depois. Eis o que acontece após nove anos.

Este é um filme simples, com poucos personagens e nada de efeitos especiais. O diferencial está nos diálogos e a forma como você é inserido na história. Olha, já tentei escrever várias coisas aqui para tentar demonstrar quão bela essa obra é, mas temo em ser superficial. Vou me limitar a indicá-lo e advertir aos adeptos dos blockbusters: não o assista. Acharás entediante. Eu, ao contrário, achei divino.

Comments:
Realmente é um belo filme. Graças a Deus foge dos "enlatados", apesar de seu diretor, Richard Linklater, ser americano.
Você ressalta os diálogos, que é uma característica marcante deste filme que passou nos cinemas daqui, no final do ano passsado... Gostaria de adicionar um pequeno comentário sobre ele: os atores principais, Julie Delpy e Ethan Hawke assinam o roteiro do filme. Ambos são os roteiristas. Durante quase um ano eles trocaram dicas e idéias sobre os diálogos, onde na maioria deles está a experiência pessoal de cada um. É parte da vida deles que está inserido neste maravilhoso filme, uma certa introspecção de cada um.
Eles também são amigos pessoais do diretor Linklater, que também dirigiu "A escola do Rock", filme engraçado que apesar de ter crianças no elenco, é prazeiroso de assistir.
Outra curiosidade é que a atriz Julie Delpy compôs para este filme duas músicas. Uma chamada "Ocean Apart", que toca logo no começo do filme, nas belas cenas de Paris: "Now we are togueter... Sitting outside in the sunshine..." Uma canção que soa muito bonita nos ouvidos...
E a outra uma valsa que ela interpreta nos momentos finais deste belo romance: "Let me singing you a waltz... About this one night stand..." Esta francesa é a atriz mais cotada para o filme Código da Vinci, com Tom Hanks.
E também é interessante dizer que esta produção foi feita em apenas 15 dias. Se reparar, tem apenas 4 ou 5 tomadas, todas elas longas o que dá um sabor especial em assistir esta contagiante e magnífica película.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?