segunda-feira, maio 16, 2005

 

Por que tem de ser tão sombrio?

Estou com um problema sério. Não estou conseguindo lidar com esta etapa da minha vida. Tenho aprendido bastante. Lido, refletido, pesquisado... Eis o problema. Já via o mundo de forma diferente, só que agora, estou menos radical. Apesar de mais pessimista com o futuro e menos tolerante com tanta desinformação.

Ao mesmo tempo, gostaria de poder dividir esse conhecimento com meus amigos. Quando se inicia uma discussão sobre alguma atualidade, tento explicar como as coisas funcionam, como é podre a luta pelo poder. Acho que muitas das minhas idéias estão expostas no meu blog.

Aí vem alguém e fala: “Louise, essa é a sua opinião. Esse é um ponto de vista. Você precisa respeitar a dos outros”. Este é o ponto. Não estou emitindo a minha opinião. Falo sobre algo que estudei, que pesquisei, que obtive conhecimento. Aí, alguém, que muito estimo, tenta desconstruir o que falo, embasado em algo que leu superficialmente, ou que ouviu na tevê, ou conforme aconteceu esses dias atrás, indicou para eu ler um artigo no “Mídia sem Máscara”. Um dos piores sites que já entrei na minha vida.

Os exemplos não são apenas esses. Esses dias, recebi um e-mail em que havia convidado uma galera pra ir em um barzinho. Beber cerveja, conversar... Eis que esse amigo respondeu que ía em uma balada na Vila Olímpia. Outro amigo havia me convidado a ir, mas respondi que não, pois não suporto mais lugares elitizados, em que o povo fica se medindo, se comparando, em que você precisa beber todas pra se desligar e dançar a noite inteira (conversar com algum playboyzinho, nem a pau).

Eis o problema. Tomei uma cacetada... Esse primeiro amigo falou que não ia sair porque estava a fim de zoar, e que ia em uma balada na Vila Olímpia “lugar de ostentação” ele escreveu. Vixi... Sentiram na pele o que eu senti?

Queria encontrar uma saída... Amizade é um dos lances mais importantes da vida... Será que estou escolhendo o caminho errado? Ao mesmo tempo em que reconheço muitos defeitos e que preciso aprender com meus amigos, gostaria que entendessem que a recíproca é verdadeira...

Conforme outra amiga me disse: “Louise, você precisa entender que nem todos têm os mesmos objetivos que você. Muita gente só quer viver. Trabalhar, chegar em casa e ligar sua televisão”. É... Talvez os outros tenham razão... Eu com essa gana de querer mudar o mundo, em que minha grande aposta é na conscientização das pessoas... O mundo da pílula vermelha do Matrix é sombrio mesmo...

Comments:
Forte esse 'querer mudar o mundo', mas acho que é isso mesmo... Queria que as pessoas se ligassem na realidade em que vivem, que desligassem a tevê e fossem às ruas reivindicar seus direitos - seus e de todos - daqueles que não têm como lutar... Que ao invés de brigarem para ser mais e melhores, de gastarem com o carro do ano, se importassem mais com o que é verdadeiro, com o que é real, o que é justo... Êita... Ignorância é uma bênção...
 
Louise, eu e minha esposa vivemos o mesmo dilema que você expôs. Antes éramos basicamente alienados e vivíamos bem com todos. Mas foi só a gente buscar crescer mentalmente e psicologicamente, fugindo da mesmice e das informações pateurizadas que a mídia corporativa nos enfia goela abaixo, e pronto: ficamos quase sem amigos. Ficou quase impossível sentar numa mesa de bar e ficar ouvindo gente repetindo como papagaios baboseiras que leram na Veja ou no Jornal Nacional - isso quando não ficam falando sobre Big Brother mesmo...

Infelizmente, a frase "a ignorância é uma benção" é verdadeira, embora nós preferimos mil vezes ver o mundo como ele é ao ficar acomodados, com medo, alienados, deixando a vida passar em branco, enquanto apenas reclamamos da vida sem acreditar em nada e sem lutar por nada, igual à maioria das pessoas que conhecemos.

Ai eu me pergunto: será que vale mesmo a pena ter "amigos" que não nos respeitam e não param nem para tentar ouvir o que dizemos? Para nós, a resposta é um sonoro "não".

Abraços e não se sinta sozinha. Existe muita gente aí como você. O problema é que, com tanta imbecilidade e ignorância por aí, a gente fica cada vez mais calado, para evitar polêmicas e ter que ouvir abobrinhas...
 
Oi Louise, aqui quem lhe escreve é um cara da comunidade de Jornalismo do Orkut. Conheço teu blog através de lá mesmo, e do próprio Leonardo Bueno(Cronista Urbano). Vira e mexe sempre dou uma passadinha em ambos endereços, devido ao conteúdo interessante.

Deixando a "sessão puxa-saco" de lado e indo para o que realmente interessa, creio que entendo sua situação. Pelo que se nota, és uma menina que gosta dos pensamentos de esquerda. Nada contra, aliás concordo contigo que o MSM é um dos piores sites existentes, junto do Terrorismo Nunca Mais. Porém te lembro que são domínios que possuem diferentes ângulos opinativos. Trocando miúdos, briga entre esquerda e direita é como cão e gato. Esqueça o fato de querer ser aceita pelos extremistas de direita, é como você oferecer carne para um vegetariano. Sinceramente.

Quanto às amizades, é preciso antes saber lidar com as pessoas e aceitá-las. Por exemplo, eu sou músico, vidrado em Jazz, MPB, Rock Progressivo, Funk e etc, mas tenho alguns bons amigos que, apesar de serem "analfabetos" quanto cultura musical, são sujeitos pra lá de engraçados em todos os sentidos. São pessoas que, ao meu ver, sempre estão lá pra te ajudar quando você precisa.

Creio que não podemos pedir muito das pessoas devido ao nível de interesse de cada um, que é relativo. A verdade é relativa. Mas pode ter certeza, estas pessoas que você convive muitas vezes transmitem mensagens de maneira oculta. Conselhos que, quem sabe, são muito importantes. Espero que tenha entendido.

Beijos e te cuida! =o)
 
Louise, obrigado pelas palavras que postou em meu blog. É sempre bom poder encontrar gente como você, que diz o que pensa e busca ver o mundo sem as "lentes" da ilusão que a mídia quer nos colocar.

Fique em contato sempre que quiser, ok?

Só uma perguntinha: como vc faz para fazer o texto correr em volta da foto em seu blog? Já tentei fazer isso no meu, mas não consigo...

Abraços!
 
Falaram de mim por aqui? Que legal!!

Engraçado como essa fase, para alguns, é considerada uma transição. Também falo sobre isso no meu blog, sofrendo da 'doença da meia-noite' e vivendo esses momentos de exclusão social, temperamento ranzinza e um profundo sentimento de inadequação nessa merda toda - que o senso comum chama de 'mundão'.

É nessa fase que a genialidade se onsolida, minha amiga. Ou então, se preferir, poderás achar que o sujeito que trabalha e chega esgotado em casa, doido para ver TV, é o mais certo e você desejará a alienação dele. Creio que você, bem como eu, está no momento transitório, no ponto intermediário entre esses dois extremos.

O Içami Tiba fala que estamos perto da maturidade... Sinceramente, tenho medo de mim mesmo em algumas madrugadas no meio de semana. Mas, em outros momentos, sinto que esse pode ser o caminho.

Ah, essa maldita pílula vermelha... Abração!!
 
No livro "Hell's Angels", Hunter S. Thompson cita François Villon:

"Em meu próprio país estou em uma terra distante
Sou forte, mas não tenho autoridade nem poder
Eu venço e, ainda assim, sigo sendo um perdedor
Ao fim do dia digo boa noite
Quando me deito sinto um medo enorme
De cair"
(Tradução livre)

Só não ponha "Creep", do Radiohead, no repeat do cd-player, senão nem você se aguenta. "Twenty Years", do Placebo, é uma boa pedida (letra e áudio).

Abração.
 
Só para complementar o que já foi dito, cito uma frase que vi no filme "Mary Reilly" (não lembro o nome do autor):

"O conhecimento traz a dor".

E é verdade, infelizmente. Mas é sempre melhor saber a verdade, se indgnar e aparender a viver com isso (e amadurecer no processo), do que viver sendo enganado e ainda assim ficar dando risada, mais ou menos como fazem as hienas...

Ah, Louise, obrigado pela dica no meu blog!! Deu certo!

Abraços.
 
E ai revolucionária... blz?

Você sempre bate na mesma tecla, há um trecho em que vc diz ter embasamento para discutir algo, e que algumas pessoas não tem!
Fodam-se os embasamentos, fodam-se os livros, foda-se a televisão, foda-se o Papa, foda-se Fidel, foda-se o PT, foda-se o Bush, foda-se a publicidade, foda-se a ostentação, foda-se a pobreza, foda-se a balada, foda-se o buteco... e viva a sua vida, do seu jeito.
Ninguém tem de ser como vc quer! Os "playboyzinhos" vivem a maneira deles, ostentam a maneira deles, afinal não teêm culpa de ter nascido assim, de terem sido criados assim.
O mesmo somos nós, não temos culpa de sermos assim!
Vc já está ficando psica com esta história!!!
 
Niilistas são dignos de pena mesmo... Deve ser duro viver uma vida vazia, onde tudo resume-se a "foda-se".

Freud explica.
 
Os 'playboys' franceses foram retratados no livro "HELL - Paris 75016", da Lolita Pille. De antemão, aviso que não é um primor literário, mas vale pela intenção (e como vale). Leia e sinta o estômago revirar.
 
Acho que vcs tem o dom muito precioso... de serem revolucionários.
Vcs querem que a nação saia nas ruas reivindicando coisas. Porque não começam por vcs mesmos?
Ao invés de ficarem postanto em inúmeros blogs, dando conhecimento um a outro e trocando figurinhas, amarguras do mundo capitalista e moderno.
Comecem vcs! Pq não fazem como Fidel? Como Che? Como o Lula fez qdo era de Esquerda... inciem.
Infelizmente não sou como vcs e nem quero ser, mas acho que todos estão na mesmice... escrevendo inúmeros blogs, sendo que como a própria Louise disse, a nação deveria desligar a TV e reivindicar seus direitos.
Então desliguem seus computadores, levantem a bunda, parem de digitar e saiam as ruas.
 
LUCIVALDO NAO TE CONHEÇO, MAS VC É MEU IDOLO, FOI FELOMENAL COMO DIZEM NA NOVELA PASSADA NA ``TV´´ A SUAR PERFORMANCE EM RELAÇÃO AO ESQUISITO, Q O CRITICOU FOI EXCELENTE
 
André Lux, não tenho uma vida vazia, nem tudo resume a foda-se. Infelizmente vc não teve inteligência suficiente para entender a minha mensagem. A Louise entendeu pq ela me conhece. Agora vc não!
Agora levanta a bunda da cadeira e vai fazer alguma coisa pela nação. Não é isso que vc quer?
 
Muito legal tudo que vcs estão escrevendo, acho que toda a opinião é valida, agora so tenho uma resalva pra fazer uma coisa e colocar sua opinião outra é impor a mesma... concordo pelamente na parte em que falam que o povo tem que reinvindicar seus direitos, porém tbm concordo com o foda-se pois se ninguém quer participar das "dicusões" para mundar o mundo, fodam-se eles eu faço a minha parte, eu chego em casa vejo o jornal nacional e filtro as informações não as passos como a recebo, eu vou até a banca e compro o jornal e tbm leio porém aquilo que está escrito foi escrito por alguém que entre linhas passam suas proprias idéias, não quero causar problemas só estou colocando a minha opinião, e dou um conselho, não tentem mudar o mundo ele é muito grande, mudem vcs mesmos...

bjos e abraços,
e desculpem se falei alguma bobagem
 
Lucivaldo, realmente não te conheço (e depois dessa sua mensagem agressiva prefiro nem conhecer), por isso apenas fiz um comentário baseado no que escreveu. Se a Louise entendeu, ótimo. Dá próxima vez que for escrever algo num local público tente ser um pouco mais claro no que quer dizer ou então mande uma mensagem pessoal pra pessoa (já que só ela vai conseguir te entender), ok?

Obviamente, como você também não me conhece, não me sinto atingido pela sua provocação sobre eu "levantar a bunda da cadeira" (sic).

Abraços.
 
André Lux, desculpe se fui agressivo, não foi minha intensão.
Mas tenho de repetir:
"Infelizmente não sou como vcs e nem quero ser, mas acho que todos estão na mesmice... escrevendo inúmeros blogs, sendo que como a própria Louise disse, a nação deveria desligar a TV e reivindicar seus direitos.
Então desliguem seus computadores, levantem a bunda, parem de digitar e saiam as ruas."
 
A moça fala tanto em 'levantar a bunda da cadeira e agir', mas continua dando corda à essa discussão... Que incoerência, não acha?
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?