domingo, maio 08, 2005

 

Quem Dita o Padrão de Beleza?

O mercado ganha vendendo comida e fatura o dobro oferecendo plásticas, SPAs, academias de ginástica, salão de beleza

Silicone nos seios, lipo no abdômen. Botox no rosto, escova progressiva nos cabelos. Eu que não sou rica, nem convivo dentre abonados, tenho várias amigas que já recorreram a intervenções em seu corpo em busca da ‘satisfação pessoal’.

Elas ficaram mais bonitas, com certeza. As que ainda não o fizeram, sonham em juntar dinheiro para as ‘melhorias’. “Quero tirar essa gordurinha aqui”. E puxam com a ponta dos dedos um pouco de carne que se aloja na cintura.

Já conversei com algumas pessoas sobre isso. Meu argumento é que não faria no meu corpo. Também tenho gordura, celulite, menos seio do que gostaria, mas não a ponto de gastar o meu escasso dinheiro, nem sofrer com as intervenções cirúrgicas.

Meu descaso pelo corpo perfeito baseia-se na lógica em que vejo no capitalismo. Antigamente, bonito era ser fofinho, um padrão que só detinha os mais abonados (pobre era tudo magrelo). Com o passar dos anos, descobriu-se como ganhar em dobro. A venda da satisfação em comer, relacionada diretamente à como faturar com o novo padrão de beleza imposto (mulheres esqueléticas ou homens bombados).

O mercado ganha vendendo comida e fatura o dobro oferecendo plásticas, SPAs, academias de ginástica, salão de beleza. Corpo feio e cabelo ruim é opcional. Com dinheiro, hoje em dia, qualquer um fica bonito. Basta pagar. Esse é o problema. Os eficientes publicitários transformaram a aparência ideal em satisfação pessoal.

Comments:
Gostosa a mina da foto hein!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?