terça-feira, outubro 10, 2006

 

Dos Males, o Menos Pior!

Em toda a história, é nítido que em momentos cruciais, a esquerda se divide enquanto a direita se une. E assim está sendo agora, às véperas do segundo turno das eleições presidenciais no Brasil. Até Serra e Alckmin voltaram a ser amigos!

O que acha engraçado é que a história é contada pelos vitoriosos... E para se chegar à face verdadeira, precisamos buscar a leitura daqueles livros esquecidos, pouco ditos, pouco divulgados...

Assim escrevo porque nem sempre os vitoriosos são os honestos... É o que a vida nos ensina a cada dia, a cada ano, a cada disputa... Assim escrevo porque leio e caio a refletir: "Caramba! Quase chegamos lá e aconteceu isso!"

Um dos poucos casos que rememoro um esquerdista como exemplo crucial foi Luis Carlos Prestes, frente à disputa entre Getúlio Vargas e Lacerda... Lembro que Prestes apoiou Getúlio, justamente quem o havia destinado à cadeia e entregado sua esposa à morte...

Prestes preferiu dos males, o menos pior. Preferiu o estadista Getúlio, apesar de caçador de comunista, às políticas liberais que já visavam abrir as fronteiras, pernas e braços do Brasil ao mercado externo.

Foi o que Getulio conseguiu adiar com seu suicídio, mas foi o que Fernando Henrique concretizou em seu governo...

Agora, vejo Lula de um lado, Alckmin de outro... Dizem, as línguas afiadas, que são a mesma coisa... Bom, creio ser difícil governar um País quando o mundo é regido pelo capital especulativo.

"Políticos são irrelevantes em um mundo administrado globalmente". Quem disse isso? Dick Morris, ex-assessor político de Bill Clinton. "Em uma economia globalizada, dominada por banqueiros, economistas e administradores, que controlam juros, investimentos e gastos das empresas e que igualmente influenciam ações governamentais em todos os níveis".

Pense nisso antes de votar... Talvez, pela economia, pouco possa ser feito... Mas ações concretas de melhor distribuição de renda, assistencialismo, reforma educacional, respeito às organizações sociais como sindicatos, movimentos populares...

Ou caminhamos, cambaleando entre a esquerda e direita, ou pulamos de cabeça no concreto importado que almejam inundar o Brasil... “Se Alckmin ganhar, em quatro anos não teremos mais leis trabalhistas, política de emprego, Petrobrás. Devemos pensar se estamos num momento de acúmulo de forças para uma transformação social, ou ainda de resistência ao neoliberalismo, o que nos leva a engatinhar, até a patinar nos avanços sociais".

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Debates Carta Maior

Comments:
Confesso que o post "Sou Santos... Mais parecido com Silva..." mudou minha opinião acerca de meu voto. E, comentando sobre ele com minha mãe, a dela também mudou. Vamos de Lula. Ela nas urnas, eu, no pensamento. Não vou votar nessas eleições, minha única opção aqui no exterior seria justificar, mas vou deixar para fazer isso quando voltar. Beijo, irmã.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?